segunda-feira, 29 de abril de 2013

Morfologia - Palavra - Homonimia/Polissemia

Este AVM (Ambiente Virtual Multiletrado) faz parte do corpo avaliativo da disciplina "Morfologia". Ao decorrer do curso apresentarei aqui os conteúdos ministrados em sala e farei uso de materiais de apoio, no caso, gêneros textuais diversos, para que este ambiente se torne mais dinâmico e próximo à parte prática.

Ponto de partida: 'O que é Morfologia?'

Morfologia é o estudo da formação das palavras, tanto nos níveis de estruturação, como nos de flexão e classificação.

Este conceito não existe há muito tempo, somente no século XIX a palavra 'Morfologia' foi utilizada como termo linguístico, envolvendo apenas a flexão e derivação. 

Isto por quê? 
A gramática clássica era dividida em três partes: flexão, sintaxe e derivação (ou formação de palavras). 

Neste período, mesmo sendo consideradas indivisíveis, as palavras apresentavam flexões e o fundamental naquele âmbito era classificar as palavras de acordo com essas flexões. 

Porém, sob forte influência do modelo evolucionista de Darwin sobre os estudos da linguagem, muitos gramáticos e filósofos almejavam descobrir - através do estudo da evolução das palavras em indo-europeu - a origem da linguagem de maneira sistemática. Isto é, eles consideravam como atributos de origem as formas mínimas de cada palavra.

PALAVRA - tentativa de conceito

Segundo a Nomenclatura Gramatical Brasileira (NGB), a palavra pode ser tratada como vocábulo, partindo do ponto de vista fonético - formada de fonemas e sílabas munido de tonicidade ou não. Para Kehdi (1996) o termo palavra leva o enfoque para a semântica, contudo não faz distinção entre os dois termos para apresentar três critérios objetivando a caracterização da palavra:

  • Palavra e unidade acentual: Sob o ponto de vista fonético, a palavra seria uma única unidade acentual. Um único acento tônico marcando todo um conjunto.
  • Palavra e lexia: Lexia é a unidade lexical memorizada. Para determinar a lexia, devemos testar se ao acrescentar um vocábulo do meio de uma palavra seu sentido irá mudar. No caso do vocábulo 'guarda-chuva', se escrevermos "guarda-bonito-chuva",seu significado irá modificar. Já no caso do verbo "ver" no tempo futuro, a forma "te verei" pode ser mudada para "ver-te-ei" e não muda de significado, portanto não pode ser considerado lexia.
  • Palavra e homonímia: Determinadas formas linguísticas de mesma estrutura fonológica podem atribuir significados distintos.

Homonímia x Polissemia


Para complicar um pouco mais, define-se como Polissemia um vocábulo que possui mais de um significado.

Como Kehdi (1996) relata, a palavra Manga pode atribuir mais de um sentido (Manga de Camisa e a Fruta). 

E aí, trata-se de de um único vocábulo levando dois sentidos, ou são dois vocábulos diferentes representados com a mesma forma?


Pensou?

Pois bem, trata-se de dois vocábulos distintos, isto é, de origens e significados diferentes que culminaram para a mesma configuração ortográfica e fonológica. Em fim, Homonímia.

Para ilustrar o sentido de polissemia veja a tirinha abaixo.


Observe que a nomenclatura "Rede social" na charge se apresenta com dois significados diferentes. Em primeiro lugar o senso comum traz a ideia de rede social como o meio de interação cibernético e logo após apresenta a ideia de rede como objeto doméstico que é compartilhado por todos os moradores da casa.

Para exemplificar a ocorrência de homonímia , abaixo segue um trecho e vídeo da música do Skank "Vamos Fugir", onde há a incidência de casos de palavras homônimas.

"Tô cansado de esperar
Que você me carregue
Todo dia de manhã
Flores que a gente regue...
Uma banda de maçã
Outra banda de reggae..."


Observe a diferença entre "banda de maçã" e "banda de reggae",  primeiro é apresentado do sentido de banda como pedaço/fatia da maçã e logo após, o sentido de banda como conjunto musical que toca o estilo Reggae.


Então pessoal, é o que tem para hoje...
Fiquem de olho nos próximos posts!!!!

Abraço, 

Michael Diego.


Um comentário:

  1. Oi, Diego!

    Seu avm está muito bom! Você conseguiu usar o gênero textual para tornar o conteúdo mais acessível.
    Parabéns!

    ResponderExcluir