segunda-feira, 13 de maio de 2013

Formas livres, presas e dependentes


Sejam bem vindos novamente!!
Hoje vamos tratar sobre a formação das palavras quanto à funcionalidade das mesmas na frase.

Bloomfield (1933) as palavras podem ser formadas de acordo com a sua funcionalidade na frase.

Formas livres

Podemos considerar como formas livres aquelas que por si só produzem um enunciado.  A palavra “atenção”, por exemplo, é uma forma livre, pois quando utilizada, todos os interlocutores presentes em um processo comunicativo compreendem a utilização da mesma em um discurso. Até mesmo uma frase é uma forma livre já que ela produz significação dentro do discurso.

Formas presas

As formas presas, diferentemente das formas livres, não conseguem produzir um enunciado sozinhas e, por isso, necessitam estar acopladas em outros morfemas para constituírem significação. Vejamos a palavra “impaciente”: uma pessoa impaciente é aquela que não tem paciência, portanto {im} é um prefixo de negação que necessita estar acoplada ao vocábulo “paciente” para expressar o significado de “pessoa não paciente”.

Formas dependentes

Formas dependentes: As formas  dependentes necessitam vir acompanhadas de outros vocábulos para que possam produzir um enunciado.  Na expressão “Por gentileza”, a preposição “por” é uma forma dependente , pois precisa vir acompanhada de “gentileza” para fazer sentido. IMPORTANTE: Não podemos, nesse contexto, esquecer que “por” preposição é diferente de “pôr” verbo.

Agora, para exemplificar os conceitos trabalhados, vamos analisar as imagens a seguir:


A palavra "corrente" é uma forma livre pois produz por si só um enunciado. Para fixar esse exemplo, vamos lembrar que a corrente é livre para ser utilizada de diversas formas.


Nesta imagem, temos uma pessoa acorrentada. A palavra "Acorrentada" é formada por {a}+{corrent}+ {ada}. As formas {a}e {ada} são formas presas pois necessitam estar acopladas a  {corrent} para produzir um significado. Nesse exemplo vamos lembrar que a pessoa acorrentada está "presa" e portanto, a palavra "acorrentada" é formada de {a},{corrent}e{ada} que são formas presas.

E para explicar as formas dependentes, vejamos a seguinte frase: "Para se soltar, o acorrentado depende da ajuda de alguém", as preposições contidas na frase ('da' e 'de') necessitam vir acompanhadas dos vocábulos "ajuda" e "alguém" para completar seu sentido.

4 comentários: